VISÃO

Atuar no programa da regeneração moral do ser mediante a Educação Espírita.

MISSÃO

Favorecer a educação do espírito imortal com vistas a sua autonomia intelectual e moral, adotando o modelo pedagógico de Jesus.

OBJETIVO GERAL

Fornecer diretrizes ao movimento espírita do estado do Rio de Janeiro com vistas à preservação da unidade de princípios doutrinários no que tange à educação do espírito em seus múltiplos aspectos: moral, social e espiritual.

SERVIÇOS

A Área de Educação Espírita (AREE) concentra diferentes serviços que, em maior ou menor escala, se ocupam de questões de caráter educativo. São eles: SAPSE - Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita; SAES - Serviço de Atendimento Espiritual; SEAM - Serviço de Atividades Mediúnicas; SEES - Serviço de Estudos do Espiritismo; SEF - Serviço de Evangelização da Família e o SEFC/AREE - Serviço de Formação Continuada relativa aos assuntos da Área.

I. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – SERVIÇOS

Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita - SAPSE
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Coordenação Geral: Edvaldo Roberto de Oliveira
Coordenação adjunta: Maria Elizabeth da Silva Campos
Objetivo específico: Orientar, coordenar e fornecer diretrizes destinadas ao aprimoramento das atividades relacionadas à promoção social do indivíduo e da família, como expressão da caridade cristã.

Serviço do Atendimento Espiritual - SAES
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Coordenação Geral: Zaira Machado de Andrade
Coordenação adjunta: Jucilene de Lima Castro
Objetivo específico: Orientar, coordenar e fornecer diretrizes destinadas à organização integrada das seguintes atividades: recepção, atendimento fraterno, explanação do Evangelho à luz da doutrina espírita, passes e água magnetizada, Irradiação e Implantação do Evangelho no lar, com vistas à promoção do acolhimento em todas as atividades do centro espírita.

Serviço de Atividades Mediúnicas - SEAM
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Coordenação Geral: Juciema de Sá Roriz
Coordenação adjunta: Antônio Carlos Brazil
Objetivo específico: Orientar, coordenar e fornecer diretrizes destinadas à organização e ao aprimoramento das atividades relacionadas com a mediunidade, que compreende: estudo da mediunidade, como Instrumento básico para a formação adequada do trabalhador da mediunidade; educação e prática da mediunidade; socorro espiritual e desobsessão.

Serviço de Estudos do Espiritismo - SEES
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Coordenação Geral: Inês de Carvalho Ignácio De Mario
Coordenação adjunta: Josué Santos de Souza
Objetivo específico: Orientar e fornecer diretrizes para as atividades do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) - instrumento básico para a formação adequada do trabalhador espírita-, do Estudo Sistemático de Obras Espíritas (ESOE), e de Reuniões Públicas.

Serviço de Evangelização da Família – SEF
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Coordenação Geral: Nádia Maria dos Santos Costa -
Coordenação adjunta: Willian Alves Rosa
Coordenação adjunta: Eredinéa Cordeiro Costa
Objetivo específico: Orientar, coordenar e fornecer diretrizes destinadas à fortalecer a ação evangelizadora da criança, do jovem e da família.

Serviço de Formação Continuada – SEFC/AREE
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Coordenação Geral: Ana Rosa Airão Barbosa
Coordenação adjunta: Clarice Grynberg Brazil
Objetivo específico: Instrumentalizar a formação de tarefeiros e multiplicadores no âmbito interno da Área de Educação Espírita do CEERJ.

ASSESSORIAS

Considerando que a Área de Educação desenvolve suas atividades por meio de uma estrutura muito extensa, para cumprimento dos seus objetivos fez-se necessária a inclusão de apoio em todas as instâncias fundamentais, o que levou à criação de três assessorias, diretamente ligadas à direção da AREE: Assessoria Executiva, Assessoria de Orientação Doutrinária e Assessoria de Orientação Pedagógica.

II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – ASSESSORIAS

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•    Assessoria Executiva
Assessor: Vagner Souza
          Fornecer suporte tecnológico, administrativo, gerencial, bem como apoio aos registros das ações em todos níveis de atuação da área, em especial por meio dos seus serviços, favorecendo as ações de comunicação social interna e externa da área.

•    Assessoria de Orientação Doutrinária
Assessor: Ronaldo Frazão
     Fornecer suporte e assessoramento constantes, no que tange aos assuntos doutrinários, e às revisões de conteúdo, bem como oferecer suporte para a gestão do campo experimental – Espaço Lins de Vasconcellos, local de implantação de projetos pilotos. Coordenar as campanhas permanentes.

 •    Assessoria de Orientação Pedagógica
Assessora: Lucia Moysés
     Fornecer suporte e assessoramento constantes quanto à orientação dos conteúdos pedagógicos, favorecendo uma organização e integração estratégica dos diversos serviços e setores que compõe a área, em torno de práticas pedagógicas.

REPRESENTANTES REGIONAIS / REUNIR

A AREE/CEERJ contará com nove representantes regionais, um para cada área REUNIR.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – REPRESENTANTES REGIONAIS

  • Estimular a criação da Área de Educação Espírita, no âmbito dos CEU de sua área geográfica;
  • Estimular a criação e coordenar esforços, no âmbito do seu REUNIR, para a instalação das equipes de multiplicadores – equipe de campo-, da Área de Educação Espírita do CEERJ;
  • Representar a AREE/CEERJ na sua área geográfica;
  • Manter-se próximo as ações e atividades desenvolvidas pela AREE/CEERJ, comparecendo as reuniões quando convocado;
  • Manter a AREE/CEERJ atualizada quanto as ações ligadas à AREE desenvolvidas no âmbito de seu REUNIR.

IV. ORGANOGRAMA


AREE ORGANOGRAMA2016



V. PREMISSAS BÁSICAS


A Área de Educação Espírita adota os seguintes pensamentos, diretrizes e conceitos como premissas para todas as suas atividades:

1. A Educação é o meio por excelência para a intervenção social.
2. A Educação Espírita leva em consideração o Homem Integral, nos quatro níveis energéticos: espiritual, mental, físico e emocional.
3. A Educação Espírita adota o modelo pedagógico da Doutrina Espírita, voltado para a Educação do Espírito e para a sua autonomia intelectual e moral.
4. Somos todos educadores pela capacidade de influenciação mútua, não importando o papel que desempenhamos no contexto geral – sem essa convicção não se pode pensar em educação como processo viável.
5. O objeto da Educação é o Homem e esse, em qualquer posição ou condição que se encontre, pensa, cria e reconstrói o mundo; altera pontos de vista; inventa o futuro; é um ser ético e comprometido, livre e autodeterminado.
6. Os programas e atividades valorizarão conteúdos que estimulem o constante pensar, o ser e o fazer contextualizados, com foco no autodesenvolvimento do ser humano.

VI. DIRETRIZES METODOLÓGICAS

Trabalhar com equipe de coordenadores – gerais e adjuntos – dos seis serviços da Área de Educação Espírita, acrescidos das assessorias, que constituirão uma equipe que compartilha de uma forma comum de pensar e agir.

Primar pelas atividades de planejamento.

Promover a capacitação continuada.


VII. FUNDAMENTAÇÃO PARA A AÇÃO

Encontramos nas obras básicas da doutrina espírita e em outras obras voltadas para a educação, os fundamentos que orientam as ações da AREE (os grifos são nossos).
914. Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?

R. - À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam. Isso depende da educação.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, 88.e. FEB. 2006)

685-a. [...] Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é conjunto de hábitos adquiridos.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, 88.e. FEB. 2006)

“A vida tem uma finalidade clara e positiva, que é a evolução. Esta se processa nos seres conscientes e responsáveis mediante renovações íntimas, constantes e progressivas. Semelhante fenômeno denomina-se Educação. [...] Por isso, a obra da redenção, encarnada pelo Divino Mestre, é OBRA DE EDUCAÇÃO. Por essa razão, também, o Mais Alto assim se pronuncia: ‘Mais humano e cristão é premunir contra o mal os nossos semelhantes, acendendo-lhes no espírito o facho da educação, que instrui, consola, melhora e fortalece, do que deixá-los penar na cegueira primitiva, reservando-nos para oferecer-lhes mais tarde o grabato do hospital, ou impor aos rebeldes a moralização cruciante da penitenciária’.” (VINICIUS, O Mestre na Educação. 10.e. FEB. 2009. Cap. 3)

A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.” (XAVIER, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel, O Consolador. 28e. FEB. 2008. Pergunta 110).

A educação da alma é a alma da educação.” (VIEIRA, Waldo. Pelo espírito André Luiz, Conduta Espírita, 32.e. FEB. 2012. Cap. 42)


Diretor da Área de Educação Espírita: Bruno Augusto Duarte Lourenço
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